ÓTICAS SOL - O olhos iluminam a vida!

ÓTICAS SOL  - O olhos iluminam a vida!
Rua J.J. Seabra, centro - Itapetinga (77) 8145-2952 ou Itororó (73) 99802-7724

segunda-feira, 28 de maio de 2018

O "Ofertório" de boas músicas de Caetano,Tom, Zeca e Moreno Veloso, brindam a MPB

Crédito - Universal Music Divulgação

@Carlossmaciel

Se na família tem músicos, obviamente que formar uma banda, seja ela até mesmo para uma única apresentação ou mesmo uma série de concertos, fica mais fácil. Essa fórmula pode muito bem ser atribuída a quem nada mais tem a provar na música brasileira: Caetano Veloso. Ele tem essa família "dentro" de casa. Então juntou os filhos e concretizou um sonho que já vinha rolando há três anos. O nascimento da ideia foi a partir de um show no Sesc - São Paulo, numa série intitulada Pais e Filhos, em que ele se apresentou com Moreno.

Tudo planejado, partiu para convencer os outros filhos, Zeca e Tom. Como os meninos são músicos, a banda estava formada. De todos eles, o que menos se sentiu confortável com o estrelato foi Zeca, mas isso é outra história. O caminho seguinte foi escolher o repertório para o show que no inicio era intitulado "Caetano, Moreno, Zeca e Tom - Veloso" e que mais tarde se transformou em "Ofertório". Essa etapa não deve ter sido muito fácil, pela riqueza e enormidade de composições de Caetano.

imagem sujeita a direitos autorais

O disco, denominado "Ofertório", depois de várias apresentações em grandes palcos, saiu. No repertório tem desde "Alegria, Alegria" (primeira do álbum)  a "Leãozinho". Uma das surpresas é "Alexandrino", um funk no piano de Zeca Veloso, que gosta da sonoridade do estilo, assim como também da batida de música pop do rádio.

Como é um trabalho de família, também entrou composições dos filhos. Moreno trouxe "Um Canto de Afoxé Para O Bloco do Ilê", Tom, "Clarão", enquanto Zeca compôs e cantou a linda "Todo Homem", que faz parte da trilha da série "Onde Nascem Os Fortes" da Rede Globo.

"Todo Homem" - Zeca Veloso

Se tem músicas conhecidas como "Força Estranha", "Reconvexo" e "Trem das Cores", a opção foi mais de cantar canções, tipo lado B, como: "A Tua Presença Morena", "Genipapo Absoluto" e "Alguém Cantando".

Ao ouvir discos como esse  (um verdadeiro ofertório musical), a gente não deve ficar numa audição única e sim, ouvir várias vezes para se deleitar com músicas que se renovam, independentemente de quando foram criadas, "de modo que o espírito ganhe um brilho definido, e que [...] espalhe benefícios (adaptação de Oração ao Tempo)". Caetano, em umas das suas entrevistas, disse: "Que  nossa aventura familiar contribua na construção do Brasil".

O DVD/CD, que foi lançado na sexta-feira, 28/05, tem 28 músicas divididas em 1 hora e 30 minutos e já pode ser ouvido em streaming no Spotify, Apple Music, Deezer e similares.

"O seu amor"

"Um canto de afoxé para o Bloco do Ilê"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última noite do Festival de Inverno Bahia (FIB) foi marcado por muita alegria, emoção e público infantil pela primeira vez no FIB

Jão, Ana Castela e Seu Jorge na última noite do FIB - Foto: Laecio Lacerda   @ Non Stop Music   O domingo (25/08) amanheceu diferente por se...