Numa família de artistas, raramente os filhos não seguem os caminhos de alguém do meio, isso é quase natural; Quando se é neto de Gilberto Gil e filho de Preta Gil, e ainda tendo talento, em um momento isso aflora - eu já escrevi sobre isso em outra matéria. Por isso Francisco, ou simplesmente Fran Gil, que já tem um projeto artístico desenvolvido com os primos na banda Gilsons, resolveu no início de 2020, antes das restrições de isolamento, lançar seu primeiro trabalho solo. Intitulado "Raiz", esse álbum trás um som mais africanizado, dando sentido real ao título, e assim buscar um pouco da sua ancestralidade. Falando desse momento, ele disse: "É um álbum que tem uma ligação muito forte com o meu momento espiritual, com o reconhecimento do meu ser, com meu lugar de fala, do meu posicionamento do mundo mesmo."
Gilberto Gil, Fran, Preta Gil - imagem internet
Esse projeto de Fran contou com a parceria de Russo Passapusso (BaianaSystem). A canção que dá título ao álbum foi escrita por Russo. "Ele nunca tinha me visto cantando, e aí a gente conversou pra caramba. Desse encontro saiu a canção que dá nome ao álbum e, ao mesmo tempo, toda concepção, conceito, do que é dito no álbum." Inclusive o clipe da música "Raiz" foi gravado na Namíbia, enquanto que o de "Coração Tambor", primeira faixa do disco e clipe belíssimo, foi em Angola, ou seja, em terras africanas.
O disco tem participações também de Caetano Veloso, Ruxell e Gilberto Gil e está disponível nas plataformas de streamings.
A FÉ e arte foram alentos para muitas pessoas nesse "difícil" ano. A MPB sobrevive e sobreviverá, por isso finalizo o ano com esse álbum que foi lançado no início de 2020 no desejo de que 2021 seja bem melhor e mais tranquilo. Viva a MPB!
Faixas:
1- Coração Tambor
2- Raiz (feat. Russo Passapusso)
3- Divino Amor (feat. Caetano Veloso)
4- Eu Mais Tu
5- Denguinho
6- Eu Reparo
7- Bateu Forte
8- Leve Axé (feat. Ruxell)
9- Afro Futurista (feat. Gilberto Gil)
Raiz - fran (feat passapusso)
Coração Tambor - fran
Nenhum comentário:
Postar um comentário