ÓTICAS SOL - O olhos iluminam a vida!

ÓTICAS SOL  - O olhos iluminam a vida!
Rua J.J. Seabra, centro - Itapetinga (77) 8145-2952 ou Itororó (73) 99802-7724

sábado, 6 de julho de 2019

O gênio João Gilberto deixa a Bossa Nova desafinada.

João Gilberto - foto/internet

@carlossmaciel


João Gilberto, reconhecido mundialmente como um dos pais da Bossa Nova, estilo que ele contribuiu para sua criação nos anos 50, morreu hoje (6) aos 88 anos, em sua residência, no Rio de Janeiro. A causa não foi divulgada.

Sendo um dos mais influentes artistas nacionais, juntamente com Tom Jobim, Vinícius de Moraes e outros cantores e compositores fez surgir um estilo musical único no mundo: A Bossa Nova, uma derivação do samba com influência do jazz americano. Vários artistas o considera um gênio pela música que ele criou no final da década de 50. O seu jeito de cantar, a emissão vocal quase como se estivesse conversando baixinho, o tornou único no mundo.

Foto: internet


As canções "Desafinado", "Chega de Saudade", "Samba de Uma Nota Só", e principalmente "Garota de Ipanema", foram algumas das mais famosas executadas pelo artista . Os seus três primeiros discos Chega de Saudade (1959), O Amor, o Sorriso e a Flor (1960) e João Gilberto (1961) foram os grandes divisores da MPB. 


Chega de saudade (1959)

Artista exigente, conseguia ouvir ruídos durante suas apresentações que fazia com que muitas vezes parasse de cantar. Considerado excêntrico, era respeitado por grandes estrelas da música mundial. 


Ao vivo em São Paulo (2008)

Ganhou um Grammy com o disco Getz/Gilberto lançado em 1964, em parceria com o saxofonista Stan Getz nos Estados Unidos, e  foi através desse trabalho que a música "Garota de Ipanema" começou a ganhar o mundo. 

Nos últimos anos João entrou em um período de reclusão e distanciamento do público, os seus filhos Bebel Gilberto e João Marcelo entraram em disputas judiciais pela sua guarda, enfrentou problemas financeiros e a sua saúde começou a debilitar.


João Voz e Violão (2000) último disco de estúdio

O baiano de Juazeiro, nascido em 10 de junho de 1931, lançou 11 discos de estúdio e 9 ao vivo, e hoje com a sua passagem, João, a lenda, deixa a música brasileira e a Bossa Nova desafinadas e silenciadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOÃO OMAR, HELDER LEITE E CARLOS VILLELA SÃO AS GRANDES ATRAÇÕES DA FACI EM ITAPETINGA NO DIA 24 DE MAIO

Divulgação No dia 24 de maio, sexta feira, às 20h, a FACI (Fundação Associação Cultural Itapetinguense), realizará um evento de importância...