Sem a necessidade de provar nada para ninguém, Chico Buarque, no auge dos seus 73 anos de idade, lança - para deleite dos amantes da música popular brasileira - Caravanas, seu mais novo disco. É o vigésimo terceiro álbum de estúdio do artista, tem direção musical e arranjos do maestro e violonista Luiz Cláudio Ramos e produção de Vinicius França O álbum tem nove faixas, dentre elas, sete são composições inéditas.
Discutir o cotidiano, a política e os sentimentos humanos, já é uma marca registrada dos seus trabalhos desde os anos sessenta quando lançou o primeiro disco denominado "Chico Buarque de Holanda (1966)". Este novo álbum de Chico já nasceu com uma polêmica e nada mais interessante que já causar discussões para este lançamento. A música que abre o disco "Tua Cantiga" foi vista como uma canção machista devido ao verso do personagem que diz: "Quando teu coração suplicar/ Ou quando teu capricho exigir / Largo mulher e filhos / E de joelho / vou te seguir", e claro que tiveram críticas contundentes de algumas mulheres. Talvez não entenderam o contexto e o artista não deixou por menos, no seu perfil oficial do Facebook ele respondeu:
“- Será que é machismo um homem largar a família para ficar com a amante?
– Pelo contrário. Machismo é ficar com a família e a amante.
– Pelo contrário. Machismo é ficar com a família e a amante.
Diálogo entreouvido na fila de um supermercado…”
Facebook de Chico Buarque
Polêmicas à parte, o disco Caravanas, tem uma linha simples e ao mesmo tempo, sofisticada. Contou com a ajuda de compositores de trabalhos anteriores como Cristovão Bastos, Jorge Helder e Edu Lobo e a novidade ficou por conta de Chico Brown. As canções são: Tua Cantiga (Cristovão Bastos/Chico Buarque), primeira música de trabalho a chegar as plataformas de streaming, Blues pra Bia (Chico Buarque), outra candidata a virar polêmica. Na composição tem um verso em que há uma reclamação contra a personagem Bia que "não gosta de meninos" e que ele pode até virar menina para ela lhe namorar. A Moça do Sonho (Edu lobo/Chico Buarque) foi gravada por Maria Bethânia no disco Maricotinha (2001); Jogo de Bola (Chico Buarque) discorre sobre futebol e fala da alegria de ver "rolar a pelota nos pés de um moleque"; Massarandupió (Chico Brown/Chico Buarque), nesta composição a letra ficou por conta dele e a melodia foi do seu neto Brown, que tem 21 anos, é multi-instrumentista e filho de Carlinhos Brown e Helena Buarque; Duetos (Chico Buarque), é outra regravação que está no disco "Com açucar, com afeto (1980)" da Nara Leão; Casualmente (Jorge Helder/Chico Buarque), é um bolero que fala de sentimentos; Desaforos (Chico Buarque) é uma música delicada onde os instrumentos trompete e vibrafone tem destaque especial, e o disco fecha com As Caravanas (Chico Buarque), essa música conta com a participação do rapper Rafael Mike, do Dream Team do Passinho, fazendo o beat box de tambozão funk. A canção fala da rapaziada que desce o morro e invade as praias do sul. Enfim, este novo disco do artista é mais uma obra de arte de um cara atemporal, mesmo que ainda existam os que querem colocá-lo como velho e ultrapassado, pertencente a chamada MPB do passado, o que não configura uma verdade, pois os gênios da nossa música provam que continuam a dar as cartas.
Tua Cantiga - Chico Buarque
Nenhum comentário:
Postar um comentário