Com o tema "A Alegria da Sanfona Está de Volta", a quinta edição do Festival Internacional da Sanfona (FIS), em Juazeiro, na Bahia, começou quarta-feira (14) e finaliza no sábado (17). É o maior evento dedicado ao instrumento consagrado por Luiz Gonzaga no Brasil. Grandes artistas nacionais e internacionais passaram pelo local nesses cinco anos de realização.
A ideia de Targino Gondim continua a dar bons frutos, o Quinteto Sanfônico do Brsil é um deles, A programação consta de workshops nacionais e internacionais, exposição temática, jam session, oficina de sanfona e shows com grandes artistas.
foto: internet |
O objetivo é fortalecer e disseminar a cultura nordestina e brasileira, através de um intrumento singular na música mundial. O evento atrai artistas do Brasil e do mundo. Estudantes, pesquisadores, produtores e famílias comparecem as atividades formatadas no festival e as participações nas atividades é totalmente grátis.
Neste ano, as atrações principais, além de Targino Gondim, são Maryanne Francescon (PR), Chico Chagas (AC), Mestrinho (SE), Edglei Miguel (PR), Mahatma Costa (PE) e Silas França (BA), Daniel Itabaiana (BA), Junior Ferreira (BA/DF).
Maryanne Francescon - imagem (internet) |
Diferentemente dos anos anteriores, vieram poucos artistas internacionais, da Itália veio Simone Zanchini, o cara que vem transformando a sonoridade da sanfona, considerado um dos mais inovadores e interessantes tocadores do instrumento no momento; Jason O'Rourke, da Irlanda do Norte, o tocador de concertina (pequena sanfona).
Devido a redução de verbas, e sem recursos via Rouanet, o festival contou com apoio financeiro do Estado da Bahia através do Fundo de Cultura da Bahia, e devido a isso não terá o encerramento tradicional com grandes nomes nacionais - no passado estiveram Fagner, Elba Ramalho, Renato Borguetti e outros - na Orla Nova, na beira do Rio São Francisco.
O FIS é realizado pela Conspiratoria Projetos e Produções, dirigido por Celso de Carvalho, flautista e compositor, em parceria com a Toca Pra Nós Dois do cantor, sanfoneiro e compositor Targino Gondim.
Jason O'Rourke ensaia para o V FIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário