Roney George e sua obra - Foto: arquivo particular do artista |
@carlossmaciel
O projeto CowParade começou em 1998 em Zurique, na Suiça. No ano seguinte já estava em Chicago, nos Estados Unidos, logo depois chegou a Nova Iorque, Sydney, Tóquio e ano após ano foi percorrendo várias cidades ao redor do mundo. A primeira cidade brasileira a receber o projeto foi São Paulo em 2005. Depois dela, vieram Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, Belém, Fortaleza, até que este ano, na sua 13ª edição no Brasil, a CowParade aportou em Salvador. As obras estarão expostas de 9 de outubro a 8 de novembro.
Foto: Divulgação |
Vaca para um céu estrelado de um sertanejo - Roney George |
Cow Parade 2019 - Roney George |
O seu último trabalho no Brasil foi a direção de arte do novo clipe da cantora pop brasileira, Luiza Sonza, "Fazendo Assim", lançado no final do mês de agosto, que já alcança quase 9 milhões de visualizações no youtube.
Roney George e sua obra - Foto: Ulisses Dumas |
Para ele, sempre é importante participar de eventos dessa dimensão - o maior evento de arte ao ar livre realizado no Brasil -, e principalmente por levar a arte para as ruas e praças, onde pode ser compartilhada com todas as pessoas na forma mais democrática.
Foto: Arquivo pessoal do artista |
A CowParade consiste na ideia do artista suiço Pascal Knapp, que em 1988 apresentou, durante um evento de arte em Zurique, três modelos de vaca - deitada, pastando e em pé. Para ele, as vacas seriam a forma mais criativa que um artista teria para reproduzir sua tela em forma tridimensional. E assim foram espalhadas 450 vaquinhas pela cidade. Hoje essa forma de arte percorre o mundo, e isso graças ao advogado americano Jerry Elbaum que viu, se encantou com o projeto e comprou os direitos das esculturas e da exposição em vias públicas e fundou a CowParade Holding Inc.
Foto: Ulisses Dumas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário