ÓTICAS SOL - O olhos iluminam a vida!

ÓTICAS SOL  - O olhos iluminam a vida!
Rua J.J. Seabra, centro - Itapetinga (77) 8145-2952 ou Itororó (73) 99802-7724

sexta-feira, 20 de abril de 2018

O novo Reitor e o Vice-Reitor da UESB, visitam o campi de Itapetinga

UESB- Reitor Luiz Otávio e Vice - Reitor Marcos Henrique (Foto: Carlos Maciel)

@Carlossmaciel

Eleitos com quase 63% dos votos válidos para o quadriênio 2018/2022, o novo Reitor Luiz Otávio de Magalhães, acompanhado do Vice-Reitor Marcos Henrique Fernandes, estiveram na tarde de quarta-feira (18) no campi da UESB em Itapetinga. O encontro foi para agradecer a expressiva votação  que os mesmos obtiveram na eleição em todas as categorias (estudantes e servidores).

A Chapa - 2 "Renova Uesb: outra universidade é possível", segundo o profº Luiz Otávio, deixou de existir no final do pleito - "Desde a semana passada que passei a andar pela universidade, parece que o clima é outro, agora é de expectativa. A gente tem que captar isso, a energia positiva que as pessoas tem hoje. Essa visão do novo, mexeu com a visão que a sociedade tem com a universidade" afirmou durante a sua fala.

O encontro em Itapetinga foi em clima de festa, comemoração, mas já traçando os novos desafios que terá pela frente e tudo que poderá nortear os objetivos com essa nova administração. Para a nossa reportagem, os professores Luiz e Marcos falaram da nova visão que eles planejam para a universidade. 

Renova Uesb

A proposta de renovação dizia a respeito a uma consolidação que a gente havia visto na Uesb nos últimos anos de um mesmo grupo político, de um mesmo grupo acadêmico, quase, a frente da administração da universidade. O reitor, que está terminando o mandato agora, teve dois mandatos. E antes de ser reitor, ele havia sido chefe de gabinete do reitor anterior, também 8 anos. Foram 16 anos de um grupo, mais ou menos identificado, com poucas mudanças de política administrativa. Nesses 16 anos a universidade cresceu. 

Nossa campanha, em nenhum momento, procurou desmerecer ou menosprezar a importância que a universidade adquiriu, não apenas nos últimos anos, mas ao longo da sua história. A Uesb chegou em um ponto em que é uma referência em todo sudoeste da Bahia. Mas nos últimos anos, no nosso entendimento, a universidade perdeu, em termos de gestão, uma capacidade de ser propositiva de propor políticas, de propor programas, de propor fórmulas para solucionar problemas da Uesb.
"Universidade não pode ser acomodação, rotina, mesmice. Universidade é produção do novo, inquietação, da possibilidade nova..." (Reitor Luiz Otávio)
Desafios

Fazer um novo modelo de gestão. Precisamos, de fato, fazer um modelo de  descentralização administrativa, orçamentária e acadêmica. A universidade é multi-campi e não é mais aceitável ficar todo poder decisório, tudo que acontece na universidade, ficar no campi de Conquista. Itapetinga e Jequié precisam de um novo olhar, e esse modelo de gestão que a gente propõe, é um modelo de gestão horizontal. 

Outra questão é a permanência estudantil: a universidade vem perdendo diversos alunos ao longo dos anos. A evasão tem sido muito grande, principalmente de famílias carentes, estão tendo dificuldades de permanecer na universidade. E esse problema de enfrentar a evasão e de garantir a permanência do estudante, é um questão central. A universidade não pode existir sem alunos.


"Não pode todo poder decisório ficar centrado no campi de Vitória da Conquista. Itapetinga e Jequié precisam de um novo olhar. O nosso modelo de gestão é horizontal." (Vice-Reitor Marcos)

Sujeito e Participante


A Uesb é uma instituição pública que tem como base de seu funcionamento os recursos públicos proveniente de impostos recolhidos pelo governo e que são repassados para a universidade. No nosso entender, a Uesb tem o dever de tratar esses recursos de forma transparente e democrática. A universidade não tem uma profusão de recursos. Na verdade, o dinheiro que vem é pequeno, face a complexidade da universidade. Ela desenvolve projetos, os mais variados, de ensino, de pesquisa e extensão. Os recursos que recebe tem que ser tratados de forma transparente, democrática e participativa, ou seja, as pessoas tem o direito, dentro da universidade e mesmo fora dela, de saber e de interferir nas decisões, nas deliberações e nas prioridades definidas na instituição. 

"A Uesb, como toda universidade, deve ser múltipla, plural, inclusiva. Universidade é um locus privilegiado de construção de conhecimento" (Reitor Luiz Otávio)

Profº Luiz Otávio (Reitor) - Carlos Maciel (repórter) - Profº Marcos (Vice-Reitor)

A nova administração vai assumir no dia 02 de junho, sábado. O período de transição será realizado no mês de maio.

#Entrevista na íntegra no link abaixo:
https://www.spreaker.com/user/9620829/entrevista-prof-luiz-otavio-e-prof-marco




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última noite do Festival de Inverno Bahia (FIB) foi marcado por muita alegria, emoção e público infantil pela primeira vez no FIB

Jão, Ana Castela e Seu Jorge na última noite do FIB - Foto: Laecio Lacerda   @ Non Stop Music   O domingo (25/08) amanheceu diferente por se...